Hoje estava um dia que parecia primavera, excelente para mais uma saída de campo!
Depois de relembrar as regras a seguir, saímos para continuar a explorar a zona à nossa volta, para aprender com a Natureza. Combinámos que quando víssemos alguma coisa interessante e quiséssemos mostrar à professora ou aos colegas, levantávamos e abanávamos os braços, sem fazer barulho.
Logo à saída os braços levantados indicavam uma abelha que fotografámos e filmámos para depois tentar identificar melhor.
Neste percurso voltámos a observar as espécies autóctones, o sobreiro, o carvalho, o pinheiro e o medronheiro.
Vimos uma invasora já nossa conhecida, a erva-das-pampas e para mostrar que é invasora, usamos os polegares para baixo, em sinal de negação.
A professora apresentou-nos depois uma outra invasora que começa a ser muito fácil de ver nesta altura do ano por causa das suas flores amarelas. É a mimosa.
Numa zona lavrada encontrámos muitos pinheiros a crescer! Havia alguns muito pequenos, por isso tínhamos de caminhar com cuidado, e alguns quase do nosso tamanho.
Alguém agitou os braços para mostrar uma joaninha num desses pinheiros pequenos mas passado um pouco havia muitos braços a agitar e muita gente a esquecer essa regra porque havia muitas, muitas joaninhas!!Num dos ramos havia um conjunto de 5!Nesta saída pudemos ainda observar cogumelos e líquenes. Ficámos a saber que encontrar muitos líquenes é sinal de que naquele local não há muita poluição.
Como é bom ver as nossas crianças felizes e vê-las a aprender a explorar a natureza 😍🥰
ResponderEliminarObrigada pela partilha professora 🙏😘
Que descobertas tão fixes que vocês fizeram!! Adorei ler o vosso diário desta viagem!
ResponderEliminarFiquei ligo com muitas perguntas... Porque é que encontraram tantas joaninhas juntas? Quão longe pode voar um pinhão com as suas asas? E vocês? Que perguntas vos surgiram?
Sabiam que muitos cientistas começaram assim?
Obrigado por partilharem connosco esta vossa viagem.