terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Investigando a dissolução

 Hoje voltámos a ser investigadores.

Ao falar das características dos animais, a professora apresentou-nos uma ideia nova com a palavra "dissolução" que nos trouxe também as palavras "soluto, solvente e solução"

Quando misturamos um material (soluto) num solvente (água), obtemos uma solução.

Apareceu logo uma pergunta: todos os materiais terão a mesma reação quando misturados na água?...

Cada um assinalou a sua previsão numa folha, a caneta. A professora pediu para usarmos a caneta para não termos depois a ideia de ir mudar, se a nossa previsão não estiver certa. è assim que se investiga, fazendo previsões que podem estar certas ou não, e depois investigar.

Tínhamos na mesa e na tabela o sal, o açúcar, café de cafeteira, café solúvel e areia.

Usámos as mesmas quantidades de água (solvente) e a mesma quantidade de produtos (soluto) para termos depois a certeza dos resultados.

Formámos 3 grupos e cada um recebeu 2 materiais distintos que foram deitados na água dos gobelés e mexidos com uma espátula. 





No fim registámos as nossas conclusões, comparando-as com as nossas previsões:

O sal, o café solúvel e o açúcar dissolveram-se formando uma solução mas a areia e o café de cafeteira não se dissolveram, ficando a ver-se bem os grãos na água. 

Sem comentários:

Enviar um comentário